No Brasil se faz muito doce muito doces mesmo. Meu pai justifica tanta doçura dizendo que não se pode ignorar séculos de cultura de cana de açúcar.....
Procuro não exagerar, mas a tentação é grande! Aqui, por exemplo, tento resistir mas resolvi fazer um doce de batata doce do mesmo jeito que faço o doce de abóbora: em pedaços e na cal. Ou no cal?
Por aqui, a batata doce mais popular é aquela cor de abóbora por dentro mas com a casca rosada. Achar uma branca, quase que só nos mercados asiáticos e da roxa, só achei uma vez em um mercado com produtos locais.
Então, para fazer o doce:
Ingredientes
1kg (2.2lb) de batata doce
800ml ( 2.7 fl oz) de água
400g (14 oz)de açúcar
2 paus de canela
3 cravos da índia
1c.sopa de cal
3l (100 fl oz) agua
Preparação
1- Descasque as batatas, corte em cubos (3cm) e reserve.
2- Em uma grande tigela de vidro ou plástico, dissolva a colher de cal em 3 litros de água. Junte as batatas doces cortadas , mexa bem com uma colher de pau e deixe repousar por, no máximo, 30 minutos. A água deverá cobrir as batatas. Mexa de vez em quando.
3- Enquanto as batatas estão na água de cal, comece a preparar uma calda com o açúcar e água indicados, juntando a canela e os cravos.
4- Passado o tempo de molho de cal, escorra as batatas em uma peneira grande, lave bem em água corrente para eliminar qualquer resíduo de cal. Escorra bem novamente e junte as batatas à calda.
5- Cozinhe em fogo médio até que as batatas estejam macias.
6- Retire do fogo e coloque em um recipiente apropriado, espere esfriar antes de servir. Pode ser guardado em geladeira por até uma semana.