Desde que começamos a nos interessar e nos impregnarmos da cultura culinária latino americana, descobrimos que um dos tesouros da tradição viva é a diversidade de pães e bolos tradicionais, sempre tão presentes nas datas de festas em todos os países do continente.
Os bolos com especiarias, perfumes delicados e açucarados aparecem nesta época nas vitrines das padarias e doceiras, mas, sobretudo nos fornos caseiros, da tua casa ou na dos vizinhos, da tia ou da avó. São consumidos em família , oferecidos como presentes e encarnam a forte simbologia do que significa compartilhar.
Esses bolos ou pães, fazem parte da tradição cristã vinda da Europa com os espanhóis e portugueses e mais tarde também com outras ondas de imigração européias.
As receitas chegaram de longe, se implantaram na América latina e, com o tempo, acabaram incorporando ingredientes nativos. Como toda receita popular viva, está sempre em evolução e transformação...
Aqui apresentamos nosso presente de fim de ano, a receita do Bolo Negro, e enquanto isso, o blog tira pequenas férias mas continuamos presentes no Facebook e Instagram.
A todos os nossos leitores e seguidores, desejamos boas Festas e que o ano de 2017 seja melhor, em todos os sentidos, do que acabamos de viver. Que continuem aproveitando ainda mais o tempo que passam na cozinha. É Tempo ganho e não perdido!
Bolo Negro da Colômbia
No Mesaslatinas temos uma velha história de amor com o bolo negro da Colômbia. A história de usar figos secos macerados em vinho doce, definitivamente nos conquistou. O bolo negro é consumido durante as festas natalinas, mas é muito usado como bolo de casamentos, com uma cobertura adequada.
Ingredientes
4 xíc.de farinha de trigo peneirada
4 xíc.de açúcar refinado
2 xíc.de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
10 ovos
3 xíc.de figos secos
2 xíc.de uvas passas
2 xíc.de amêndoas sim pele
1 xíc. de melado negro
1 c.cha de canela em pó
1 c.cha de extrato baunilha
1/2 c.chá de noz moscada
1 c.chá de fermento
Vinho doce suficiente para cobrir as frutas secas
Preparação
1- Três dias antes de começar o bolo, colocar, em recipientes separados,as frutas secas para macerar no vinho doce. O ideal seria deixar as frutas no vinho por várias semanas.
2- No dia da preparação:
-Filtrar o vinho das passas e reservar.
-Processar em liquidificador os figos com o vinho e juntar o vinho das uvas. Juntar o melado negro e misturar bem.
-Pré aquecer o forno a 180graus C ou a 355 graus F
3- Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme.
4- Sem deixar de bater, agregue os ovos um a um.
5- Utilizar um pouco de farinha para envolver as passas. Enfarinha também nozes e amêndoas.
6- Continue batendo a massa e junte a farinha e o fermento. A massa fica bem lisa.
7- Junte os figos moídos à massa e misture bem até incorporar tudo.
8- A partir daqui, deixamos as opções:
⁃ Tradicional: junte as passas, nozes e amêndoas enfarinhadas à massa, incorpore bem e leve para assar em uma forma grande e alta, untado e enfarinhado.
⁃ Modo Mesaslatinas: utilizamos tres formas para pão(1,5l ou 50oz líquidas) , untadas e enfarinhadas e distribuímos a massa e as frutas do seguinte modo:
⁃ Coloque a massa até a metade das fôrmas, coloque uma boa porção da sfrutas e complete com mais massa.
⁃ Deixe esfriar e faça pequenos furos com o palito e regue com vinho doce. Se puder repetir a operação por vários dias será mais saboroso ainda.
⁃ Fica perfeito para se oferecer se embrulhar em papel celofane e fechar com um belo enfeite natalino.