[ To use Google Translate, please go to the Spanish post of this recipe ! ]
Dentre os pratos ditos de tradição, cada país tem o seu. Em gral, são pratos únicos, ricos e conviviais. A feijoada é este prato particular do Brasil. Suas origens são portuguesas. Os feijões brancos de origem foram substituídos pelos pequenos feijões pretos e enriquecidos por acompanhamentos originais.
Como é um prato de comemorações por excelência, nós damos a receita para 15 pessoas no mínimo ou muito mais...
É um prato que deve ser preparado com atenção constante durante o cozimento do feijão e das carnes. Quem cozinha deve ficar o tempo todo de olho nas panelas....
É um prato aparentemente simples de comer, mas pede cuidado e tempo para seu preparo. O resultado é sempre delicioso e os elogios não faltarão!
Preparação e cozimento:
Melhor deixar os pertences de molho desde a véspera ( carnes salgadas)
Prever 2 caldeirões
Ingredientes
2kg (4lbs) de feijão preto limpo de impurezas
750g (1.6 lbs) de carne seca
300g (10.5 oz) de toucinho salgado ou defumado
1kg (2lbs) de pé,rabo e orelhas de porco salgados.
1 kg (2lbs) de paleta de porco defumada
1 kg (2lbs) de músculo de boi
300g (10.5 oz) de paio, ou de linguiça defumada para cozinhar
500g (1lb) de linguiça fresca (se encontrar tipo calabresa, melhor)
300g (10.5 oz) de costelinha de porco defumada
3 cebolas bem picadinhas
3 dentes de alho amassados
4 folhas de louro
5 c.sopa de óleo
Sal
Acompanhamentos
2kg de arroz branco
2 grandes maços de couve portuguesa
1 cebola media
4c.sopa de óleo
1 kg de laranjas
1kg de farinha de mandioca crua
Molho de pimenta
Preparação
1- Deixe o feijão limpo de molho na água fria desde a noite anterior.
2- Lave bem as carnes salgadas e as deixe de molho em bastante água e cobertas desde a noite anterior.
3- No dia seguinte, troque a água do feijão, lembrando que a quantidade de água deve ser duas vezes a do volume do feijão.
4- Coloque as folhas de louro e leve ao fogo alto até começar a ferver. A partir desse ponto, abaixe o fogo e tampe a panela. Se precisar, coloque mais água quente.
5- Em outra panela grande, coloque as carnes , deixando as linguiças para mais tarde. Cubra com água e leve ao fogo alto. Após fervura, tampe a panela ,abaixe o fogo e cozinhe até as carnes ficarem macias. Se necessário, junte mais água durante o cozimento.
6- Quando as carnes estiverem cozidas, passe para o caldeirão do feijão, que também deverá estar cozido. Junte também as carnes defumadas e as linguiças. Fure a pele das linguiças para que elas não estourem durante o cozimento.
7- Cozinhe tudo em fogo baixo. Para facilitar, divida a feijoada em dois caldeirões ou panelas grandes. O caldo devera começar a engrossar. Cuide para que não grude no fundo.
8- Pique fininho as cebolas, amasse o alho, e, em uma grande frigideira, esquente o óleo e frite até dourar levemente. Junte tres conchas do feijão com bastante caldo à frigideira. Amasse os feijões e devolva tudo ao caldeirão. Misture bem e verifique o sal. Caso seja necessário, retifique, lembrando que as carnes e linguiças já tiveram tempo de salgar os feijões.
9- sempre com o fogo baixo, continue o cozimento até obter um caldo mais espesso e as carnes estiverem bem macias.
Para servir, retire as carnes do caldeirão, corte em pedaços. Pode- se servir as carnes em separado, em uma travessa e os feijões em sopeiras ou devolver os pedaços ao caldeirão e as pessoas se servirão como preferirem.
Acompanhamentos
1- Enquanto a feijoada cozinha, o arroz pode ser preparado e conservado quente até a hora de servir.
2- Para preparar a couve, será necessário lavar as folhas, retirar o veio central, branco e mais duro.
3- Sobreponha várias folhas de couve e enrole-as bem apertado, de modo a formar um cilindro. Com uma faca bem afiada, corte o mais finamente que puder. Repita quantas vezes for necessário, até que toda a couve tenha sido cortada. Processador não vale!
4- Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e frite a cebola até dourar. Junte a couve picada, mexendo sempre com um garfo grande para que ela vá adquirindo uma cor verde vivo. Não deixe queimar. O volume inicial vai diminuir considerávelmente e , nesse momento, coloque sal ( colher de sopa rasa) e continue a mexer com o garfo para que ela fique solta. Se quiser, coloque um pouco de pimenta do reino moída. Não cozinhe demais. A cor deve ser viva. Quando cozinha demais, a couve fica marrom e amarga.
5- Retire do fogo e mantenha aquecido.
Laranjas
Descasque as laranjas retirando a parte branca junto com as cascas.
Corte em rodelas finas ou cubos.
Sirva em um recipiente apropriado.
Farinha de mandioca
Pode ser servida crua ou, se preferir, toste em uma frigideira onde se fritou um pouco de toicinho defumado. Mexa bem, para não queimar e sirva.
Milho picante
Pode se utilizar molhos de pimenta já prontos ou fazer o seu , com pimentas frescas, cebola, salsa, vinagre e azeite.