[ To use Google Translate, go to the Spanish version, always the following post ]
Este “creme nevado, foi inventado há muito tempo pela minha querida sogra uruguaia quando morou no Chile. Foi inspirada em uma receita bem popular no meu país que se chama “leche nevada”. A única modificação que fiz, foi reduzir o açúcar pela metade, o que torna a receita mais leve, mas isso fica ao gosto de cada um.
Ingredientes
1l.(33.8fl.oz)de leite integral
4c.sopa de açúcar
2c.sopa de amido de milho
3 gemas
3 claras
1/2c.café de cremor de tártaro(opcional)
Extrato de baunilha
Canela em pó
Preparação
1 – Bater as gemas com um pouco do leite até dissolver bem. Reservar.
2 – Em uma panela, misturar o resto do leite, o amido de milho e as gemas batidas passadas por uma peneira fina. Misturar bem os ingredientes e reservar.
3 – Bater as claras em neve na mesma tigela em que vai apresentar a sobremesa (se isso não for possível, bata as claras e em seguida as coloque no recipiente em que for servido). Quando as claras estão começando a crescer, acrescente o cremor de tártaro, não indispensável, mas ajuda a estabilizar as claras em neve.
4 – Cozinhar em fogo médio o leite jå misturado com o amido de milho e as gemas. Quando a preparação começar a ferver e espessar, retire do fogo e juntar o extrato de baunilha.5 – Verter a preparação quente no recipiente onde estão as claras. A mistura vai cozinhar as claras. Deixe esfriar e coloque na geladeira. Servir frio. Salpicar canela antes de servir.